top of page
  • Foto do escritorRonaldo Dalbianco

Já experimentou?




Lonnnge de mim querer criar polêmica, mas de uns meses pra cá essa nova e incrível ferramenta mostrou que chegou pra ficar e, de início, não levei muita fé. Alguns amigos me disseram para explorá-la e assim eu fiz, e me surpreendi demais.


A questão que eu trago é que o ChatGPT é uma ótima ferramenta para escritores e escritoras utilizarem em diversos momentos de escrita, como — repito — mais uma ferramenta de auxílio à criação. Mas o fato é que jamais (assim eu espero) a inteligência artificial será capaz de substituir o olhar, a subjetividade e, claro, a criatividade do ser humano.


Estou dizendo isso porque, quando surgiu ano passado, foi um rebuliço. Vi frases como “Será o fim dos escritores?”. Vi editora publicando “livro” escrito por IA 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️ Uma grande bobagem, aliás, a IA está em todos os lugares, cria textos, imagens e por aí vai.


Mas, com relação à escrita, É IMPOSSÍVEL uma inteligência artificial escrever uma história de verdade (pelo menos uma com qualidade literária), ela só analisa milhões e milhões de dados e te entrega algo que você pode ou não usar como uma IDEIA.


Nada além disso...


O que você acha? Você tem usado o CHATGPT?

14 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 komentář


ronaldotoledo7
01. 4. 2023

Uso

To se mi líbí
bottom of page